Balão de ala para o Cão Bento se comunicar com o leitor. 11 Vai começar a maior pesquisa de mobilidade urbana do Brasil Informação indispensável para planejamento da mobilidade e urbano Fonte confiável e contínua de informação Insumo essencial para os estudos de demanda H ISTÓRIA E CRONOLOGIA Em 1968, a Prefeitura de São Paulo criou o Grupo Executivo do Metropolitano de São Paulo – GEM para coordenar a implantação do metrô na capital paulista, com base em estudos realizados em 1967 pelo consórcio HMD – formado por duas empresas alemãs (Hochtief e Deconsult ) e a brasileira Montreal Empreendimentos S. A. Um subsídio fundamental para este estudo foi a primeira Pesquisa Origem e Destino realizada em 1967 . O estudo teve como resultado o primeiro projeto de rede básica do Metrô de São Paulo. Desde então, o Metrô realiza, a cada dez anos, a maior pesquisa de mobilidade do Brasil, a Pesquisa Origem e Destino, sem interrupção, chegando à Pesquisa OD 2023 . A razão desta pesquisa que foge ao padrão decenal é avaliar os impactos nos deslocamentos diários na RMSP em razão da pandemia. Linha do tempo Descrição gerada automaticamente Você anda a pé? De ônibus? De carro? De metrô? De trem? De bicicleta? De moto? De onde para onde? A OD quer saber das viagens em um dia útil da semana dos pesquisados . Conhecê - las vai ajudar a planejar o que é melhor para os deslocamentos por todos os modos na sua cidade e na região... O QUE É UMA P ESQUISA O RIGEM E D ESTINO A Pesquisa Origem e Destino – ou Pesquisa OD – é uma investigação sobre o padrão de viagens que as pessoas fazem diariamente numa região. Além da informação de origens e destinos, a pesquisa também levanta os motivos e os modos de transporte dessas viagens. A Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP é composta de duas etapas: - Pesquisa Domiciliar, que faz o levantamento das viagens internas à RMSP; 1 e - Pesquisa de Viagens Externas, que faz o levantamento das viagens que se iniciam ou terminam fora da RMSP ou a atravessam. 2 Esta pesquisa é complementada com uma contagem classificada de veículos nas rodovias de acesso à RMSP. 1 Viagens internas são aquelas realizadas dentro dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo . 2 Viagens externas são aquelas com origem ou destino fora da RMSP e as que só atravessam a região. Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente Para conhecer melhor como acontecem as viagens diárias na região, estas são vistas sob a ótica de outras informações, como a renda, a idade, o gênero, a escolaridade, os locais de residência, trabalho e escola, os chamados dados socioeconômicos da população . Os resultados compõem um conjunto de dados estatísticos ordenados 1 em que se cruzam as origens e os destinos das viagens por cada zona de pesquisa 2 . 1 Este conjunto é chamado “ matriz ” . 2 A zona de pesquisa é chamada zona OD , a menor área urbana de validade dos dados, mais ou menos do tamanho de um bairro. Fonte: Parte da matriz de viagens diárias totais por zonas de origem e destino da Pesquisa OD 2007. ZONA DE ORIGEM ZONA DE DESTINO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1 10.103 4.000 2.696 905 2.176 2.519 734 24 678 6 2 4.774 2.966 1.189 409 886 1.291 1.114 0 131 115 3 2.520 1.189 6.591 631 537 317 43 24 0 14 4 931 483 481 11.220 2.366 249 120 29 42 8 5 4.276 384 1.112 2.529 23.166 3.825 1.183 72 130 14 6 1.477 573 321 586 4.843 3.385 807 75 0 74 7 292 768 0 120 452 931 14.607 1.278 2.664 224 8 296 83 24 29 72 150 1.299 3.943 274 16 9 136 83 237 301 251 0 2.652 246 1.827 316 10 56 123 6 8 14 62 224 8 691 992 Em 2023, serão 527 zonas OD. Para cada zona, os dados aparecem assim na matriz: Atentem para um detalhe muito importante : As informações estão anonimizadas! Aqui não aparece o domicílio pesquisado nem as pessoas que responderam à pesquisa. Diagrama Descrição gerada automaticamente Diagrama Descrição gerada automaticamente Diagrama Descrição gerada automaticamente Diagrama Descrição gerada automaticamente Diagrama Descrição gerada automaticamente Dia típico de um viajante urbano: viagens, modos, motivos Diagrama Descrição gerada automaticamente O NDE É REALIZADA A P ESQUISA OD A área de estudo da Pesquisa OD é a Região Metropolitana de São Paulo – RMSP. 1 Moradores de domicílios selecionados de todos os 39 municípios da região serão pesquisados. Desde a primeira Pesquisa OD em 1967, a área de estudo foi se ampliando, e a partir de 1987, abrange todos os municípios da região. 1 A RMSP é a maior aglomeração urbana da América do Sul, ocupando uma área de 7.946,96 km 2 , onde está uma população de 21,9 milhões de habitantes (2022), segundo Censo de 2022. OD 1967 OD 1977 A partir da OD 1987 Abaixo, a evolução da área de pesquisa... D E QUANTO EM QUANTO TEMPO É FEITA A P ESQUISA OD A Pesquisa Origem e Destino é realizada na Região Metropolitana de São Paulo a cada dez anos, desde 1967, quando foi realizada a primeira pesquisa. 1 Por causa da pandemia, a edição de 2027 está sendo antecipada para 2023, uma vez que supõe - se que os deslocamentos sofreram modificações que permanecem de certa forma após seu término. No intervalo de cinco anos entre as edições decenais da Pesquisa OD, pesquisas de avaliação de tendências em número mais agregado de zonas OD e em amostra menor foram realizadas. A Pesquisa OD 2023, 2 completa, substitui a avaliação de tendências que seria feita em 2022. 1 A Pesquisa Origem e Destino completou 50 anos em 2017, quando foi realizada sua sexta edição. 2 Já foram realizadas duas edições das pesquisas de avaliação de tendências: em 2002 (entre as Pesquisas OD de 1997 e 2007), e em 2012 (entre as Pesquisas OD de 2007 e 2017). Seis pesquisas OD depois... Tabela Descrição gerada automaticamente Em 2023, a coleta de dados em campo será realizada no segundo semestre, estendendo - se até 2024, nos meses de fevereiro e março. A pesquisa só é realizada em meses letivos. 1 As entrevistas investigarão as viagens de todos os moradores dos domicílios selecionados realizadas em um dia útil. 2 1 A Pesquisa OD somente pode ser realizada durante o período letivo. Não deve ser feita durante as férias, entre outras razões porque o segundo motivo principal de deslocamentos é a escola (que não funciona normalmente durante as férias) . 2 Não são pesquisadas as viagens de fins de semana e feriados. Calendário Descrição gerada automaticamente Fevereiro e Março 2024 Calendário Descrição gerada automaticamente Agosto 2023 Setembro a Novembro 2023 IMPLANTAÇÃO DA OD 2023 Tela de computador com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente Q UEM PARTICIPA DA P ESQUISA OD A Pesquisa OD de 2023 é realizada pela Companhia do Metrô de São Paulo, com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e Governo do Estado, e a participação de diversas outras instituições. 1 1 A Pesquisa OD reúne um número considerável de participantes e colaboradores para sua realização, assim como atinge boa parte da população – como difusores ou respondentes da pesquisa. Logotipo, nome da empresa Descrição gerada automaticamente C OMO É FEITA A P ESQUISA OD D OMICILIAR A Pesquisa Domiciliar é realizada mediante entrevistas com todos os residentes de domicílios escolhidos por sorteio, através da aplicação de um questionário estruturado. Esta pesquisa investiga as características das viagens de todos os moradores de um domicílio em dia útil anterior e suas características socioeconômicas. 1 1 A premissa desta pesquisa é que as viagens são decididas pelas famílias – por ex., se a mãe leva o filho à escola, o pai vai direto ao trabalho; se a mãe e o pai trabalham fora, os filhos vão à escola de perua escolar, e assim por diante. Resultado de imagem para residência simples Resultado de imagem para família desenho Resultado de imagem para escritório trabalho desenho Resultado de imagem para escola Dados do domicílio, família, residentes: idade, gênero, escolaridade, renda, ocupação Endereços de trabalho e de escola Dados de viagens realizadas no dia anterior à entrevista: locais de origem e destino, modos de transporte utilizados, motivo, horários de início e fim de viagem, tempo de viagem Nos domicílios sorteados, estas são as informações coletadas... Q UEM SERÁ PESQUISADO NA OD DOMICILIAR Nem todos serão pesquisados. Uma amostra é calculada. 1 Os domicílios em cada zona OD serão sorteados segundo critérios estatísticos e serão visitados por pesquisadores que utilizam tablets para registrar as informações. Em cada domicílio sorteado, todas as pessoas residentes devem responder o questionário. 2 Caso não seja possível realizar a pesquisa em algum domicílio, por qualquer razão, outro, na mesma zona OD, será sorteado como reposição, para garantir o número total de domicílios calculados na amostra daquela zona OD. 2 Na pesquisa domiciliar, é utilizado um esquema de amostragem estratificada que permite o cálculo posterior do total de viagens produzidas em cada zona OD, com margem de erro inferior a 5% e nível de confiança de 95%. 2 Em relação às viagens, os residentes do domicílio sorteado devem responder quais viagens fizeram no dia anterior à entrevista. Na Pesquisa Domiciliar, serão visitados 32 mil domicílios e entrevistadas cerca de 103 mil pessoas.. Em 2023, a Pesquisa será realizada utilizando dispositivo móvel (tablet). As informações coletadas são transferidas ao banco de dados e serão utilizadas para compor a matriz OD, para análise e simulação dos dados. Estrada com carros Descrição gerada automaticamente Pessoas andando na calçada Descrição gerada automaticamente Homem em pé segurando mala Descrição gerada automaticamente Fotos de entrevistas feitas na OD 2017. COMO O PESQUISADO PODE RESPONDER O QUESTIONÁRIO DA PESQUISA DOMICILIAR Pessoa posando para foto com cachorro no colo Descrição gerada automaticamente D EFINIÇÃO DAS Z ONAS OD A Pesquisa Domiciliar começa com a definição das “zonas OD”, áreas com condições urbanas similares que serão a base para o dimensionamento da amostra a ser pesquisada e das informações que serão coletadas. 1 Os critérios para definição do zoneamento de 2023 foram os seguintes: área compatível com o zoneamento da Pesquisa OD 2017; compatível com os limites de municípios e distritos no Município de São Paulo; levando em conta os limites dos setores censitários do IBGE. Foram ainda considerados no zoneamento o sistema de transporte, os equipamentos urbanos, as barreiras físicas, as áreas vazias, o crescimento de áreas urbanizadas, novos equipamentos urbanos e de transporte em planejamento ou projeto. 2 1 A zona OD é a menor unidade geográfica a partir da qual existe representatividade estatística dos dados. 2 A quantidade de zonas OD se modifica à medida que se modificam as condições urbanas e, em consequência, o peso dos critérios para sua definição . Limite de zonas ODLimite de municípios Depois do zoneamento, é definido o tamanho da amostra que, para 2023, foi dimensionada em 32 mil domicílios, a mesma de 2017. 1 Com a amostra definida para cada zona OD, processa - se o sorteio aleatório de endereços, captados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE do IBGE, a partir do Censo de 2010. 2 1 Em cada domicílio deverão ser entrevistados todos os moradores, o que resulta no total de aproximadamente 103 mil entrevistas na edição da OD de 2017. 2 O georreferenciamento de endereços atribuirá coordenadas (x, y) que permitem localizar espacialmente os endereços de origem e destino de viagens, de residência e de trabalho . Evolução das principais variáveis de planejamento da Pesquisa Origem e Destino... PLANO AMOSTRAL Tabela Descrição gerada automaticamente P ARA QUE SERVEM AS INFORMAÇÕES DA P ESQUISA OD A Pesquisa Origem e Destino tem três objetivos principais: - quantificar e caracterizar o padrão atual de viagens na Região Metropolitana de São Paulo; 1 - obter insumos para projeção de viagens futuras; 2 - obter subsídios para planos e projetos futuros. 3 Os resultados da Pesquisa Origem e Destino são essenciais para qualquer planejador urbano e, especialmente, para o planejador de transportes. Eles mostram os fluxos 4 dos cidadãos da região, apontando o impacto das escolhas de transporte na conformação das cidades e de seus bairros, fornecendo subsídio importante para os gestores elaborarem seus planos urbanos 5 e seus Planos de Mobilidade. 6 1 Conhecer o padrão da mobilidade atual . 2 Simulação do padrão de viagens no futuro . 3 Mobilidade futura desejada . 4 O vai e vem diário . 5 O Plano Diretor da cidade, por exemplo. 6 Hoje, obrigatórios para as cidades com mais de 20 mil habitantes pela Lei n. 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Resultado de imagem Resultado de imagem para PLANO URBANO Resultado de imagem para PLANO de mobilidade A Pesquisa OD na RMSP impulsionou a realização desta pesquisa em outras cidades do Brasil. Hoje, as capitais e grandes cidades brasileiras já realizam esta pesquisa.... Outros setores também utilizam os resultados desta Pesquisa: Saúde, Educação, Saneamento, Segurança, Análise de Mercado. 1 Os dados da Pesquisa OD também estão presentes em praticamente todos os estudos e teses acadêmicas sobre a RMSP nas áreas de transporte, urbanismo e ciências sociais. A Pesquisa OD é, ainda, a única fonte de informação, relativa a pequenas parcelas do território, sobre: empregos formais e informais e matrículas escolares. 1 Grandes empreendimentos como supermercados, shoppings, lojas, hospitais etc. precisam estar perto dos grandes fluxos de pessoas cujas informações somente as pesquisas OD fornecem . Utilizando os dados da Pesquisa OD, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo identificou uma área de grande incidência de uma doença transmissível, conseguindo mapear para onde a maior parte dos residentes daquela área se deslocava diariamente. Com isso, conseguiu atuar especificamente nas áreas de destino dos residentes para conter o avanço da doença... Fundo médico sem emenda com linha ícones do estilo no branco A medicina e a saúde projetam o teste padrão com símbolos lineares m PESQUISA DE VIAGENS EXTERNAS A Pesquisa de Viagens Externas levanta dados de viagens que se iniciam ou terminam ou ultrapassam a RMSP. Para tanto, são realizadas entrevistas com viajantes nos aeroportos, terminais rodoviários e paradas de ônibus fretados próximos de estações de metrô. Estima - se que serão entrevistados cerca de 40 mil pessoas. Estas pesquisas são complementadas com a contagem classificada de veículos que entram e saem da região – autos, motos, ônibus, caminhões. 1 1 Os dados vão revelar o volume de veículos entrando e saindo da RMSP ou que a atravessam. Há várias pesquisas em rodovias, destinadas a conhecer os volumes e os fluxos de viagens em trechos específicos. Estas visam somente dados localizados e não estão combinadas com levantamentos das viagens internas a uma região, como faz a Pesquisa OD... S EGURANÇA DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS O Metrô segue a Lei Geral de Proteção dos Dados e garante a confidencialidade dos dados coletados. 1 O objetivo do planejamento de transporte não está nas informações individualizadas das famílias ou pessoas, mas nos dados agregados por zonas de investigação – as zonas OD. As informações são anonimizadas para fazer parte do banco de dados que será analisado. No banco de dados: os endereços se transformam em coordenadas geográficas e as informações pessoais são anonimizadas, aparecendo somente resultados agregados. 1 Os primeiros nomes das pessoas são anotados apenas durante a coleta de dados pelo pesquisador, para que ele possa administrar a programação de visitas Resultado de imagem para pessoas desenho colorido C ONCEITOS UTILIZADOS NA P ESQUISA OD 2017 Para que o levantamento dos dados seja correto e com a qualidade requerida, é importante conhecer os principais conceitos utilizados na Pesquisa. Zona de pesquisa ou zona de tráfego (zona OD) Unidade territorial básica para o levantamento da origem e do destino das viagens. É a menor unidade para a qual está garantida a validade estatística das informaçõesViagemDeslocamento de uma pessoa, por motivo específico, entre dois pontos determinados (origem e destino),utilizando para isso um ou mais modos de transporteViagem a péViagem realizada a pé da origem ao destino quando o motivo da viagem é trabalho ou escola, independentemente da distância percorrida; ou quando a distância percorrida for superior a 500 metros,para os demais motivosÍndice de mobilidadeRelação entre o número de viagens e o número de habitantes de uma determinada áreaModo coletivoAbrangemetrô, trem, ônibus, transporte fretado, transporte escolar e lotaçãoModo individualAbrange dirigindo automóvel, passageiro de automóvel, táxi, motocicleta e outrosModo motorizadoSoma das viagens por modos coletivo e individualModonão motorizadoSoma das viagens a pé e de bicicletaModo principalModo de maior hierarquia dentre os utilizados na mesma viagem. Em ordem decrescente, a hierarquiaé: metrô, trem, ônibus, transporte fretado, transporte escolar, táxi, dirigindo automóvel, passageiro de automóvel, motocicleta, bicicleta, outros, a péDivisão modalDistribuiçãopercentual das viagens motorizadas entre os modos coletivo e individualTaxa de motorizaçãoNúmero de automóveis particulares por mil habitantes Transporte motorizadoTransporte não motorizadoModo coletivoModo individualA péDe bicicletaTTáxiEscolarEscolarO que é transporte público? E transporte privado? Público é todo modo que está acessível a qualquer um. Privado é o que não está acessível a todos... C OMO A POPULAÇÃO FICA SABENDO QUE A PESQUISA ESTÁ SENDO REALIZADA A pesquisa será amplamente divulgada. Cartazes estarão colocados em ônibus e locais de grande concentração de pessoas em toda a RMSP. Releases sobre a pesquisa serão distribuídos aos principais meios de comunicação da região – rádios, jornais, internet, TV. Os técnicos do Metrô darão entrevistas e farão apresentações explicando os principais pontos da pesquisa e reafirmando a segurança das informações. 1 1 Os técnicos do Metrô responsáveis pela pesquisa estão prontos a atender solicitações de palestras em entidades, escolas e outras organizações para falar sobre a pesquisa e fornecer informações sobre outras já realizadas. Todo o material de divulgação terá a identidade abaixo... Pessoas posando para foto com cachorro Descrição gerada automaticamente B ANCO DE D ADOS DAS P ESQUISAS OD ANTERIORES E ACESSO A ESTAS INFORMAÇÕES Os resultados de todas as pesquisas OD são públicos e estão à disposição dos interessados no site do Metrô: www.metro.sp.gov.br/ pesquisa - od . Neste espaço, estão os bancos de dados das últimas pesquisas OD, além da Pesquisa Mobilidade 2012. Os interessados em aspectos específicos das várias edições da pesquisa podem consultar as informações através do SIC: Serviços de Informação ao Cidadão SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO A Central de Informações do Metrô atende ao público durante todo o período da pesquisa de campo. 0800 770 777 22